Como aliviar dor muscular: confira 6 dicas essenciais

como aliviar dor muscular
6 minutos para ler

As dores musculares, também conhecidas como mialgias, são muito comuns e podem variar de intensidade, dependendo do local e das causas. Elas podem desaparecer em poucos dias ou durar meses, comprometendo a locomoção. Por isso, é importante saber como aliviar dor muscular para evitar agravamentos e perda da qualidade de vida.

Quanto às causas, as dores musculares podem ser provocadas por diferentes fatores, desde a utilização de um colchão ruim ou estilo de vida, até doenças osteomusculares. Em geral, as regiões do corpo mais afetadas são o pescoço, costas (lombalgias), pernas e mãos.

Neste artigo, vamos explicar as principais causas das dores musculares, com sugestões sobre como obter alívio, fazer a prevenção e utilizar um aparelho de massagem, como o TENS, para o relaxamento e controle do problema. Continue a leitura para saber mais!

O que causa as dores musculares?

Em geral, os exercícios físicos intensos, má postura, tendinite, bursite, infecções virais e traumas estão entre as principais causas das dores musculares, sendo a maioria benigna. No entanto, elas podem estar associadas a doenças que comprometem a mobilidade e a qualidade de vida, como:

  • alterações na tireoide ou paratireoide;
  • depressão;
  • doenças reumáticas e autoimunes;
  • efeitos colaterais de alguns medicamentos;
  • fibromialgia;
  • infecções crônicas pela Hepatite C;
  • infecções sistêmicas bacterianas ou virais;
  • síndrome da fadiga crônica.

Sinais do corpo

É importante ficar atento aos sinais do organismo para saber distinguir uma dor passageira de outra que pode indicar algum problema mais sério. As dores frequentes, que pioram com o tempo, devem ser investigadas por um ortopedista ou reumatologista para identificar a real causa e iniciar o tratamento adequado.

A dor torácica, por exemplo, é um sintoma que pode sinalizar diversas condições clínicas, algumas com riscos de vida, como as doenças do coração. Mas também pode ocorrer devido a vários outros fatores, com dor aguda ou leve e ser percebida de diferentes maneiras, com uma sensação de desconforto, pressão, gases, queimação ou pontadas na região do tórax.

Ela também pode estar associada a dores musculares nas costas, que intensificam ao respirar. Nesses casos, pode ser um sinal de doenças que afetam os pulmões ou o seu revestimento (pleura), devido a uma gripe, resfriado, pneumonia ou embolia pulmonar.

Como aliviar as dores musculares?

Há várias maneiras de aliviar as dores musculares e isso depende do tipo de lesão e das causas. Para isso, podem ser utilizados desde medicamentos para a dor até produtos e métodos naturais, como infusões, alongamentos, entre outros. Veja, a seguir, 6 dicas que podem ajudar a aliviar a dor muscular.

1. Utilizar compressas quentes

As compressas quentes são muito eficazes para o alívio da dor. O calor atua relaxando o músculo e reduzindo o incômodo. Muitas vezes, é possível curar um torcicolo apenas com a aplicação de compressas várias vezes ao dia.

2. Fazer alongamento

O alongamento é uma forma de aliviar a tensão e aumentar a amplitude de movimento. Mas é preciso ter cuidado para não estirar o músculo de maneira excessiva, o que pode deixá-lo ainda mais tenso, devido a uma reação protetora natural do organismo.

O ideal é esticar o músculo com movimento lento e suave até sentir uma dor suportável, mantendo a posição por 5 a 10 segundos, com 3 a 5 repetições. Após, relaxar e fazer os mesmos movimentos com o outro lado do corpo.

3. Beber água

Manter o corpo bem hidratado é essencial, pois quando os músculos sofrem lesões, liberam resíduos e toxinas que aumentam a sensação de dor. A água ajuda a eliminar de maneira mais rápida esses elementos, por meio da urina e do suor.

4. Aplicar infusões

As infusões são tratamentos naturais com determinadas plantas que apresentam propriedades relaxantes, anti-inflamatórias e antiespasmódicas, para serem utilizadas como chás. Nesse sentido, a erva-doce, o eucalipto e a carqueja são boas opções para aliviar as dores musculares.

5. Utilizar nebulizador e outros aparelhos

Para os casos de gripes, resfriados e bronquites, que podem causar dores musculares associadas ao comprometimento dos pulmões, o uso de nebulizador ou inalador abre as vias respiratórias, permitindo que a pessoa consiga respirar melhor.

6. Tomar banho com sais de Epsom

O sal de Epsom é um mineral que pode ser usado para o alívio da dor muscular, já que ele equilibra os níveis de magnésio no organismo. Isso faz com que ocorra um aumento na produção de serotonina, hormônio que auxilia no relaxamento.

Ele pode ser utilizado na banheira, diluindo 250 gramas em água morna. O banho de imersão deve durar no máximo 20 minutos ou até a água esfriar.

Quais aparelhos de massagem são mais indicados para o alívio de dores musculares?

Um dos aparelhos de massagem mais indicados para o alívio da dor e recuperação muscular é o TENS (Terapia por Estimulação Elétrica Nervosa Transcutânea), essa modalidade que emite correntes pulsadas através da pele e interfere na percepção e modulação da dor.

Os pulsos de energia promovem a liberação de endorfina e bloqueiam os sinais de dor por meio de eletrodos, transferindo a energia elétrica do aparelho para as regiões subcutâneas da pessoa. O TENS é largamente utilizado em hospitais e clínicas de reabilitação, mas também está disponível na versão portátil.

Uso do TENS portátil

Ele pode ser usado pela própria pessoa em domicílio para relaxar os músculos e eliminar a dor, dispensando o uso de medicamentos. As microcorrentes elétricas também agilizam o processo de cicatrização e reparação dos músculos e tendões. O TENS é eficaz para inúmeros problemas que envolvem dores agudas e crônicas, como as provocadas pelo sedentarismo, lombalgia, luxações, tendinites, entre outras.

O aparelho promove o alívio da dor em poucos minutos, sem ser invasivo, podendo ser utilizado diariamente. Entre os vários benefícios que ele proporciona, o relaxamento e a melhora do desempenho muscular são resultados que podem ser notados rapidamente.

Como vimos, as dores musculares são muito comuns e podem ser provocadas por diversos fatores, desde os mais simples aos mais complexos. Nesse sentido, é importante saber como aliviar dor muscular e buscar ajuda médica quando necessária. Para os casos mais comuns, as dicas que comentamos podem ser de grande ajuda.

Gostou deste artigo? Para saber mais sobre o massageador TENS, entre em contato conosco!

Você também pode gostar

Deixe um comentário