Como deixar o quarto arejado: 7 dicas para transformar o ambiente

6 minutos para ler

Sabemos que grande parte dos problemas do sistema respiratório, como gripes e resfriados, surge no final do outono e início do inverno. Contudo, as estações do ano não são as principais causas dessas doenças, mas os microrganismos que se proliferam em ambientes fechados e mal-conservados. Nesse sentido, é importante saber como deixar o quarto arejado e transformá-lo em um ambiente mais saudável.

Em ambientes abafados, o ar fica carregado de poluentes que se acumulam nos móveis, camas, quadros, chão e cantos de paredes. Além disso, qualquer movimentação de pessoas ou objetos gera o deslocamento e flutuação de partículas das substâncias que compõem o pó, como ácaros, vírus e bactérias que provocam alergias e doenças respiratórias.

Pensando nisso, elaboramos este artigo com 7 dicas sobre como deixar o quarto arejado, transformar o ambiente em um local fresco e agradável e evitar doenças do sistema respiratório e alergias. Acompanhe para saber mais!

1. Mantenha o ambiente limpo

O controle da pureza do ar depende muitas vezes de soluções simples, como a limpeza diária do quarto. Além de cuidar do arejamento da casa, é fundamental manter esse cômodo limpo, proporcionando um ambiente agradável, fresco e saudável. Para isso, é preciso manter uma boa higienização de móveis, colchões, piso e cantos das paredes.

Após se levantar, é importante abrir a janela do quarto e aguardar pelo menos 30 minutos para arrumar a cama. Isso permite que o ambiente fique arejado e receba os raios de sol, os quais ajudam a combater a proliferação de microrganismos. A cada 15 dias, os colchões devem ser aspirados para retirar a poeira, já que é o local que apresenta as maiores concentrações de ácaros.

Para manter um ar fresco e agradável no ambiente, pode ser utilizado um difusor com algum óleo essencial (de boa procedência), como o de lavanda, que ajuda a relaxar e dormir melhor. Já para as pessoas com tendências a problemas respiratórios, o óleo essencial de eucalipto é uma excelente opção, pois ajuda a desobstruir as vias aéreas.

2. Tenha plantas

Embora as plantas que ficam dentro da casa não ajudem na eliminação do ar quente, elas proporcionam maior umidade ao ambiente, aspecto importante para manter um local agradável com melhor regulação da temperatura. Isso porque quanto mais úmido o recinto for, menos oscilação de temperatura haverá durante o dia.

Tanto as flores quanto as folhagens purificam o ar e levam o frescor do ambiente natural para dentro do quarto, deixando-o mais bonito e aconchegante. Além disso, as plantas podem ser grandes aliadas para relaxar, respirar melhor, ter uma boa qualidade de sono e combater doenças respiratórias. Várias espécies podem ser utilizadas, como:

  • alfazema (lavanda): ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade, diminui a frequência cardíaca e melhora o sono;
  • clorofito: muitas vezes confundida com a Espada de São Jorge, essa planta é considerada a melhor para limpeza do ar. Além disso, ela absorve odores e fumaça, mantendo altos níveis de oxigênio no quarto e promovendo assim um sono melhor;
  • hera: excelente opção para deixar no quarto de pessoas que sofrem com asma ou outros problemas respiratórios, já que ela diminui grande quantidade de mofo no ar, reduzindo as crises de alergias e irritações pulmonares;
  • jasmim: ajuda a reduzir os níveis de ansiedade e seu aroma pode melhorar a qualidade do sono e a produtividade no dia a dia.

3. Invista em iluminação natural

A iluminação natural é um fator muito importante para o quarto. Além de ser uma tendência na decoração de vários ambientes, deixando os espaços mais confortáveis, bonitos e revigorantes, a luz do sol promove vários benefícios à saúde. Em conjunto com uma boa circulação de ar, a luz natural também tem o poder de reduzir odores desagradáveis e evitar a proliferação de mofos e bactérias.

4. Utilize ventiladores e purificadores de ar

A ventilação é fundamental no ambiente, pois, quando inadequada, pode acumular poeira e odores indesejáveis. Para um melhor aproveitamento, o ventilador pode ser colocado no teto do quarto para circular o ar. Ele deve ser ligado por pelo menos 30 minutos por dia.

Já o purificador de ar é um aparelho que elimina odores, micróbios, poeira, produtos químicos e fumaça de um ambiente, filtrando partículas nocivas e renovando constantemente o ar. Ele é ideal para as pessoas que apresentam alergias, dificuldades respiratórias ou mesmo para quem deseja apenas mais qualidade de vida e bem-estar.

5. Deixe portas e janelas abertas

Mesmo tendo ventilador no quarto, é essencial deixar portas e janelas abertas diariamente por algum tempo para que o ar circule e se renove naturalmente. Isso porque o ventilador não proporciona renovação de ar, fazendo apenas com que ele se movimente.

Assim, embora o giro das pás proporcione alívio imediato nos dias de calor, não é suficiente para arejar o quarto de maneira adequada. Ao deixar portas e janelas abertas, o ar acumulado no local circula pelo cômodo e sai, permitindo a sua renovação.

6. Opte por janelas maiores

Quanto maior for a janela, maior será a ventilação do quarto. Além disso, a posição dela no cômodo tem um papel importante para garantir que a circulação de ar seja a melhor possível. Para isso, é importante pedir o auxílio de um arquiteto de interiores, profissional preparado para planejar a localização correta das janelas no ambiente.

7. Prefira a ventilação natural

A ventilação natural auxilia na prevenção de doenças respiratórias e viróticas, como a Covid-19, entre outras enfermidades. Isso porque, ao favorecer a renovação do ar, há uma redução da probabilidade de disseminação de agentes patológicos.

Nesse sentido, uma boa circulação do ar é importante tanto para reduzir a propagação de vírus e bactérias quanto para a melhoria da qualidade interna do ar, visto que o organismo transforma oxigênio em gás carbônico quando respiramos. Além disso, quando bem-aproveitado, o vento também auxilia no controle da temperatura, promovendo bem-estar e diminuindo a necessidade de aparelhos como ar-condicionado.

É importante saber como deixar o quarto arejado para a prevenção de doenças respiratórias. Além de promover a correta ventilação e a troca de ar no cômodo, é fundamental mantê-lo sempre limpo e organizado para evitar a proliferação de microrganismos. Com essas ações, é possível ter um estilo de vida sustentável e saudável.

Gostou dessas dicas? Compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas saibam como deixar o quarto arejado e transformá-lo em um ambiente limpo e agradável!

Você também pode gostar

Deixe um comentário