fbpx

Você sabe como funciona um nebulizador? Descubra!

como funciona um nebulizador
7 minutos para ler

Muitos adultos que apresentam crises de asma não sabem como funciona um nebulizador e o quanto o seu uso correto pode melhorar a qualidade de vida. Além da eficiência que ele fornece para tratar doenças respiratórias, a tecnologia aplicada a esse tipo de aparelho proporciona, cada vez mais, conforto e comodidade aos usuários.

Antes, a nebulização (ou inalação) era um procedimento realizado somente em enfermarias e hospitais. Mas o avanço tecnológico possibilitou o desenvolvimento de vários modelos de nebulizadores, que podem ser utilizados em casa e, até mesmo, transportados na bolsa.

Elaboramos este artigo para explicar para que serve e como funciona um nebulizador, quais os tipos de equipamentos disponíveis e os benefícios que eles proporcionam. Boa leitura!

Para que serve a nebulização?

A nebulização gerada pelo equipamento é um tipo de oxigenioterapia (ou aerossolterapia), procedimento que utiliza a inalação de vapores para a liberação de medicamentos a serem inalados.

Esse é um método muito indicado no tratamento de diversas doenças respiratórias, como asma, bronquite, sinusite, fibrose cística e doença pulmonar obstrutiva crônica. Também é eficiente para a administração de medicamentos broncodilatadores (sempre mediante prescrição médica) e umidificação das vias aéreas, além de fluidificar (dissolver) as secreções.

Desde que as recomendações médicas sejam observadas, qualquer paciente pode se tratar por meio da nebulização, como crianças, idosos e, até mesmo, as gestantes.

Qual a importância do nebulizador para o tratamento de doenças respiratórias?

Comparado ao tratamento via oral, a nebulização é um método muito mais rápido para a absorção de medicamentos pelo organismo, pois utiliza o vapor — um meio que consegue atingir as vias respiratórias com maior velocidade.

Na forma oral, o medicamento precisa passar primeiro pelo sistema digestivo para depois entrar na corrente sanguínea e fazer efeito. Logo, a nebulização é bastante eficaz no tratamento de doenças como a asma e a bronquite, além de ajudar na prevenção e cura de sinusites, inflamações, infecções e alergias respiratórias e no alívio das cordas vocais nos casos de rouquidão.

Como funciona um nebulizador?

Ao ser ligado na rede elétrica ou a uma bateria, o nebulizador transforma um medicamento líquido em um gás com finas partículas que ficam suspensas e permite que a medicação seja absorvida por meio da respiração do paciente de maneira mais rápida e eficiente.

O nebulizador produz uma névoa fria, que é inalada por meio de uma máscara facial para administrar medicamentos. A nebulização ocorre pela ação de um conjunto, composto pelas seguintes peças:

  • aparelho que faz o nebulizador funcionar (parte motora);
  • tubo de controle de volume de saída de medicamento;
  • copo nebulizador — peça para colocar o medicamento;
  • máscara (infantil e adulto) — para inalação da névoa.

Quais medicamentos são utilizados em um nebulizador?

Há uma série de medicamentos utilizados em nebulizadores, porém, é importante que um médico acompanhe o tratamento e direcione o paciente. O soro fisiológico também está entre os produtos mais usados no aparelho.

Dependendo do modelo de nebulizador, a pessoa precisa ficar na posição sentada para evitar a aspiração de secreções e correto funcionamento do aparelho. Alguns modelos, como os ultrassônicos e os de malha vibratória permitem a inalação até na posição deitada!

Quais são os tipos de nebulizadores?

Os principais tipos de aparelhos disponíveis no mercado são o nebulizador compressor, o ultrassônico e o portátil de malha vibratória. Saiba mais sobre eles a seguir!

Nebulizador compressor

O compressor utiliza o ar comprimido para transformar a substância líquida em gás. Para tanto, ele conta com uma bomba de ar com acionamento elétrico, anexada ao nebulizador, o qual produz um pouco de barulho. Esse equipamento é eficaz na administração de medicamento broncodilatador.

Nebulizador ultrassônico

O nebulizador ultrassônico é um modelo leve, compacto e silencioso. Sua tecnologia de inalação é muito eficiente, já que produz partículas minúsculas e uniformes, de modo a permitir que a névoa transporte a medicação e atinja os pulmões de forma mais profunda.

Ele pode ser utilizado na posição deitada e possui um botão para o controle da intensidade da névoa. Há, também, modelos com proteção Antibacteriana, que impedem a instalação e a reprodução de bactérias, proporcionando mais higiene e bem-estar para a família.

Nebulizador portátil com tecnologia de malha vibratória

Trata-se de um novo modelo de nebulizador de rede vibratória, também conhecida como “Mesh”, que utiliza uma membrana microperfurada no topo do reservatório líquido. Sua vibração causa uma diferença de pressão, o que permite a passagem da mistura a ser nebulizada por meio das microperfurações e gera o aerossol.

Fácil de limpar e transportar, pode ser utilizado em qualquer lugar. O nebulizador portátil ultrassônico proporciona um tamanho adequado de partícula para um tratamento eficiente, evitando desperdícios. Sua operação é silenciosa e potente, e o aparelho produz uma névoa constante em qualquer posição, inclusive deitada.

A tecnologia Micro Air vibratória converte o medicamento líquido em aerossol, evitando a impregnação de resíduos no aparelho após a utilização e desperdícios de medicações. Esse nebulizador pode ser utilizado por crianças e adultos em casa, no hospital e em ambientes de terapia semi-intensiva. Ele inclui duas máscaras de nebulização, nos tamanhos adulto e infantil.

Quais são os benefícios do nebulizador?

A utilização de um aparelho que possibilita inalar diferentes medicamentos é uma forma prática de tratar doenças respiratórias. Além disso, o nebulizador proporciona outros benefícios, como:

  • administração eficaz de medicamentos — o vapor vai direto aos pulmões atuando de forma eficiente e rápida;
  • prevenção e bem-estar — previne doenças respiratórias, elimina a sensação de secura da garganta e alivia os sintomas alérgicos;
  • facilidade de uso — não exige pausas na respiração e pode ser utilizado por pessoas de qualquer faixa etária;
  • redução de efeitos colaterais — a ingestão de medicamentos por via oral pode gerar aumento da pressão arterial, dor de cabeça, taquicardia, problemas digestivos e suscetibilidade a infecções.

Quais são as diferenças entre o nebulizador e o inalador?

O “inalador” é um termo geral utilizado para diferentes dispositivos inalatórios, como bombinhas, espaçadores, nebulizadores, entre outros.

O nebulizador é um pouco maior, logo, seu uso é mais comum dentro de casa, mas ele também pode ser carregado na bolsa. No que se refere à segurança, o nebulizador produz uma névoa bem mais fresca do que os inaladores, prevenindo queimaduras causadas pelo vapor quente.

A tecnologia e a inovação têm contribuído, cada vez mais, com o desenvolvimento de nebulizadores modernos e de alta precisão para tratar doenças respiratórias, oferecendo conforto e comodidade aos usuários. Por isso, é importante saber como funciona um nebulizador, já que a utilização correta do aparelho proporciona mais saúde e qualidade de vida às pessoas.

Gostou de saber como funciona um nebulizador? No site da Omron, você pode conhecer mais sobre os nossos produtos. Acesse-o agora mesmo!

Você também pode gostar

Deixe um comentário