Veja 6 dicas de decoração da casa para pessoas alérgicas

decoração da casa
7 minutos para ler

Após algumas crises de alergia respiratória, quem sofre com esse problema já sabe que deve ficar atento às “armadilhas” encontradas dentro do próprio lar. Por isso, uma das maiores preocupações dos alérgicos está relacionada às limitações na decoração da casa.

De fato, são vários os itens que podem desencadear essa condição, como móveis, objetos decorativos e acessórios com tecidos favoráveis à proliferação de ácaros. Mas é possível investir em peças bonitas e modernas sem precisar se preocupar com os agentes alérgenos.

Para ajudar nesse sentido, elaboramos este artigo com dicas especiais para uma decoração bonita e funcional. Além disso, selecionamos algumas das melhores indicações para uma limpeza ideal da casa, visando a prevenção de alergias respiratórias e o combate às principais causas. Acompanhe!

A decoração da casa para pessoas alérgicas

Muitas vezes, as pessoas deixam de lado a possibilidade de decorar a casa do jeito que gostariam, acompanhando as últimas tendências, por medo de reações alérgicas a alguns tipos de produtos. Mas com o avanço da tecnologia essa realidade mudou bastante.

Já é possível decorar o lar com objetos que retêm menos pó e acessórios que impedem a instalação e proliferação de ácaros, principais agentes de alergias respiratórias. Veja, a seguir, algumas dicas que podem ajudar na escolha de móveis e itens de decoração, bem como formas de prevenir e combater as doenças respiratórias, como rinite, sinusite, entre outras.

1. Prefira revestimentos mais fáceis de limpar

Os tapetes devem ser evitados, pois acumulam muito pó e são ambientes ideais para a proliferação de fungos e ácaros. Os revestimentos mais indicados são os de cerâmica, porcelanato e laminados, que não concentram poeira e são fáceis de limpar, bastando um pano úmido.

As paredes também devem receber materiais lisos, com tintas antialérgicas, pois as texturas rugosas acumulam mais pó. Para as pessoas que não abrem mão de papéis de parede, é importante optar pelas versões laváveis, que podem ser encontradas em diferentes cores, ilustradas ou neutras.

Sofás, cadeiras e outros móveis também devem ter um revestimento que possibilite uma limpeza fácil e não acumule alérgenos, como os de couro natural ou os sintéticos. Para quem prefere objetos em tecido, já é possível encontrar no mercado modelos elaborados com materiais especiais contra fungos e bactérias.

2. Invista em produtos contra fungos e bactérias

O segredo para afastar alergias causadas por fungos e bactérias é investir em capas decorativas para travesseiros e almofadas. Além de serem hipoalergênicos, esses itens ajudam na composição de um look bonito e moderno para a decoração de quartos e salas.

3. Aposte em móveis embutidos

Os armários podem acumular muito pó. Por isso, é preferível optar por móveis planejados para que fiquem embutidos. Além de acumularem menos poeira, eles contribuem para um bonito layout nos ambientes. Caso haja uma preferência para os modelos tradicionais, é importante posicioná-los a uma distância de dois centímetros da parede, a fim de evitar o mofo.

4. Evite excesso de objetos de decoração

Ter muitos objetos de decoração, além de dar mais trabalho para limpar, deixa a casa propensa ao acúmulo de ácaros. Afinal, itens como bichos de pelúcia e produtos que apresentam reentrâncias podem reter grande quantidade de pó.

Dessa forma, o mais indicado é manter os cômodos com poucos produtos decorativos, mantendo apenas o que for necessário para uma decoração clean. Para os quartos com brinquedos ou escritórios com muitos livros, o ideal é guardar esses itens em armários, a fim de evitar o constante contato com a poeira.

5. Aposte em persianas

Embora as cortinas, na maioria das vezes, sejam mais bonitas que as persianas, acumulam mais pó, contribuindo para alergias respiratórias. Já as persianas apresentam a vantagem de serem mais fáceis de limpar (principalmente as verticais), o que pode ser feito semanalmente com um pano úmido. Além disso, elas podem ser encontradas em diferentes cores, modelos e materiais.

6. Use umidificadores de ar

Os aparelhos umidificadores são grandes aliados das pessoas alérgicas, principalmente em dias mais secos. Nesse sentido, é importante observar que eles só devem ser utilizados quando a umidade do ambiente estiver muito baixa, pois em excesso podem aumentar a proliferação de mofo.

A limpeza mais indicada para evitar alergias

Antes de saber qual é a melhor forma de retirar a poeira da casa, é interessante entender sobre a sua composição. De acordo com estudos publicados pela Revista Ciência e Tecnologia Ambientais da ACS, mais de 60% da poeira doméstica vem do ambiente externo pelo ar e pela terra.

Em sua composição, a poeira apresenta células mortas de pele que se desprendem das pessoas, pelos de animais, restos de insetos em decomposição, fibras de tapetes e de móveis em tecidos, terra transportada por sapatos e partículas de sujeiras trazidas pelos ventos.

Além disso, a poeira doméstica pode conter, arsênio, chumbo e outros elementos tóxicos que podem provocar alergias e até ataques de asma. Para se livrar de tudo isso, é importante adotar o hábito de tirar os sapatos ao chegar em casa e manter uma boa frequência na higiene geral com produtos adequados.

Materiais essenciais para a limpeza da casa

A limpeza mais indicada para casa de pessoas alérgicas depende essencialmente de aspirador de pó, máquina de lavar roupa e pano úmido. Esses são os principais aliados para manter ácaros, fungos e bactérias longe de móveis, acessórios, roupas de cama, mesa e banho.

Outro aspecto relevante diz respeito à frequência com que a limpeza precisa ser feita, de acordo com o tipo de produto ou local. Dessa forma, o pó dos móveis e acessórios deve ser retirado diariamente ou no máximo a cada dois dias, dependendo da poluição que atinge o local.

As roupas de cama devem ser trocadas semanalmente. Já os colchões, os travesseiros, as persianas e as cortinas precisam ser higienizados mensalmente. Para os itens cujos materiais não permitem lavagem é importante passar um aspirador e aplicar um produto higienizador, como os acaricidas.

Melhores produtos de limpeza

É importante substituir produtos químicos de limpeza que apresentam perfumes intensos por álcool ou detergentes biodegradáveis. Da mesma forma, é indicado trocar o sabão comum pelo sabão de coco, que pode ser em barra, líquido ou em pó.

Cuidados com as partículas de pó suspensas no ar

A limpeza deve ser feita no sentido de cima para baixo, começando dos lugares altos para os mais baixos, a fim de evitar que resíduos retirados de um local sejam transferidos para outros, já limpos. Isso também é válido para a higienização do chão, que deve ser efetuada por último.

Logo após a faxina, mesmo tomando todos os cuidados, algumas partículas podem ficar suspensas no ar, por mais algum tempo, sendo prejudiciais aos alérgicos. Assim, é importante se afastar do local, saindo por cerca de 30 minutos, para que o ambiente se estabilize e a casa fique com um ar puro e fresco.

Como vimos, a decoração da casa de pessoas alérgicas deve ser cercada de cuidados, mas nem por isso elas precisam abrir mão de objetos decorativos e de acompanhar as últimas tendências. Basta optar por produtos adequados e manter os cuidados com o lar, conforme nossas dicas.

E você, o que faz para manter a sua casa bonita e protegida de agentes alergênicos? Deixe o seu comentário abaixo!

Você também pode gostar

Deixe um comentário