7 práticas essenciais para ter equilíbrio entre vida pessoal e profissional

equilíbrio entre vida pessoal e profissional
6 minutos para ler

A rotina corrida e a grande quantidade de atividades a serem desempenhadas todos os dias podem fazer com que as pessoas se sintam sobrecarregadas e apresentem sintomas de estresse e fadiga. Diante desse cenário, manter o equilíbrio entre vida pessoal e profissional é um hábito de grande impacto, uma vez que garante a saúde da mente e do corpo ao mesmo tempo.

Embora esforçar-se no trabalho seja importante na vida de qualquer pessoa, é necessário saber encaixar momentos de lazer e de privacidade com a jornada profissional. Afinal, o bem-estar de um colaborador interfere na qualidade das atividades desempenhadas na empresa.

Pensando nisso, vamos apresentar 7 dicas de como é possível conseguir equilibrar a vida pessoal e profissional. Acompanhe a leitura!

1. Cuide do corpo

Pratique atividades físicas com frequência. Se não tiver tempo ou disponibilidade todos os dias, você pode reservar três vezes na semana para exercitar o seu corpo por uma hora. Escolha uma atividade que você tenha mais afinidade e se dedique a ela. A vida com serotonina e endorfina é muito mais leve e gratificante.

A academia é um ótimo lugar para praticar musculação, ginástica e exercícios aeróbicos, como bicicleta, esteira e elípticos. Além disso, existem muitos outros esportes que você pode experimentar, como ciclismo, corrida, boxe, judô, ioga, pilates, tênis, vôlei, basquete.

Todos esses exercícios são muito benéficos para o corpo, pois aumentam a sua resistência física, fortificam os ossos e os músculos e fortalecem a capacidade cardiovascular, o sistema imunológico e o sistema respiratório. Ou seja, fazem um bem enorme à saúde.

2. Cuide da mente

Cuidar da mente é tão essencial quanto cuidar do corpo. Talvez até mais importante. Afinal, se as coisas não vão bem dentro da sua mente, nada estará bem fora de você. Uma dica que vale a pena é cultivar hábitos de vida saudáveis a fim de manter o seu psicológico em bom estado.

A rotina agitada tem feito com que muitas pessoas desenvolvam quadros de ansiedade e depressão, o que é uma situação bastante preocupante. A boa notícia é que essas doenças podem ser devidamente tratadas e até mesmo curadas, caso o indivíduo se proponha a isso.

Portanto, o ideal nesses casos é buscar o apoio de terapeutas e psicólogos. A psicoterapia é uma ótima alternativa nesse sentido. Esses profissionais vão ajudar você a reorganizar as ideias dentro da mente e a ressignificar muitas coisas na sua vida.

Um bom conselho é dedicar-se a atividades que façam bem — escutar música, ler livros e assistir a filmes e séries que você gosta. Essas práticas ajudam a expandir a consciência e aumentam a concentração e a criatividade.

3. Separe momentos do dia para relaxar

Faça pausas programadas ao longo do dia para dar um descanso para a sua mente. Ninguém consegue ser produtivo o tempo todo se não tiver alguns períodos de relaxamento.

O intervalo entre as atividades é um cuidado importante que vai ajudar o seu cérebro a descansar um pouco, além de evitar picos de estresse. A técnica Pomodoro pode ser uma excelente aliada para cronometrar as suas pausas. Você pode estipular 15 minutos de descanso a cada duas horas trabalhadas, por exemplo. O objetivo é não sobrecarregar o seu cérebro e se sentir tão estressado e ansioso.

4. Reserve tempo para passar com a família e os amigos

Reserve um tempo para passar com seus entes queridos. Pode ser um almoço na casa de um familiar todos os domingos, sair para jantar com seus amigos na quarta-feira, reuni-los em sua casa na sexta. Não se esqueça de manter os laços com eles.

A família e os amigos devem ser prioridade nesse momento. O ser humano tem a necessidade natural de interagir com outras pessoas próximas e que fazem parte do seu círculo íntimo. Portanto, cultive e mantenha vínculos de amizade e afeto com pessoas com as quais você sente afinidade e bem estando perto.

5. Cultive bons relacionamentos

Os relacionamentos entre família e amigos devem ser sempre baseados no respeito, na confiança e no amor. O aspecto sentimental também exerce um peso muito grande em sua vida. Portanto, busque uma pessoa com quem tenha afinidades, que seja leve e faça você se sentir bem. Não tenha pressa se ainda não a tiver encontrado, ela ainda vai aparecer.

6. Tenha boas noites de sono

O sono é fundamental para garantir a saúde física e mental. É durante o repouso que as nossas funções fisiológicas são reorganizadas, e o nosso corpo se recupera da tensão do dia anterior. Entretanto, muitas pessoas sofrem com distúrbios do sono.

A falta de uma boa noite de sono causa sérios problemas para a saúde, como aumento do apetite, sonolência durante todo o dia, falta de motivação, problemas de memória, fraqueza, entre outros. Caso a privação seja constante, ela pode desencadear o surgimento de doenças cardiovasculares, câncer, diabetes, hipertensão e depressão.

A maioria dos casos pode ser resolvida com a mudança de alguns hábitos, como evitar dormir com a TV ligada, não usar o celular na cama, não comer alimentos pesados próximo a hora de dormir, deitar em um local escuro e silencioso etc.

Caso a situação não seja solucionada, é importante procurar um médico para avaliar o quadro clínico do paciente, pois a dificuldade para dormir pode revelar um problema mais grave, como doenças respiratórias.

7. Tenha uma alimentação equilibrada

Crie o hábito de ingerir alimentos com bom teor nutritivo. Uma boa alimentação deve conter porções adequadas de carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas, fibras e sais minerais. Por outro lado, os alimentos industrializados e muito gordurosos contêm poucas propriedades nutritivas e são ricos em lipídios, sal e gorduras trans.

Caso você não esteja satisfeito e feliz com o seu trabalho, esse fato vai se refletir na sua vida pessoal e vice-versa. Portanto, manter o equilíbrio entre vida pessoal e profissional é um cuidado que não deve ser negligenciado. Cuide bem do seu corpo e tenha a mente positiva. Assim, você vai notar mudanças significativas em sua vida.

Gostou do post? Siga-nos no Facebook, no Instagram, no YouTube e no LinkedIn para ficar por dentro das nossas novidades!

Você também pode gostar

Deixe um comentário