Lazer para idosos: saiba como ter uma vida ativa e evitar doenças

lazer para idosos
6 minutos para ler

Os avanços da medicina e as novas tecnologias permitem que a gente viva mais. A expectativa de vida do brasileiro, por exemplo, é de 76,3 anos. O número vem crescendo nos últimos anos, o que significa mais tempo para apreciar, descobrir e viver. E para desfrutar ao máximo da melhor idade, vale conhecer algumas atividades de lazer para idosos.

Elas elevam a qualidade de vida porque deixam a solidão bem longe, aumentam a socialização e geram satisfação. Sem contar que são ótimas formas de estimular a mente e o corpo. Assim, podemos aliviar problemas no coração ou com a pressão alta, por exemplo.

Se você quiser aproveitar tudo isso e muito mais, veja algumas opções de lazer que podem fazer parte do seu dia a dia!

Aulas de dança

Dançar é um dos maiores prazeres em qualquer fase da vida. Nosso corpo inteiro é trabalhado nos passos e sequências, e a memória tem um papel importante. Além disso, é uma maneira de curtir a música e todas as emoções que as canções transmitem. Para os idosos, essa opção é mais atraente.

Considere começar a fazer aulas de dança, como a modalidade de salão. Samba de gafieira, tango, forró, salsa… Enfim, é só escolher o ritmo e se jogar! Entre uma aula e outra, você terá novos aprendizados e ainda vai manter o corpo em movimento.

O melhor de tudo? Essa é uma atividade social. Cada encontro representa uma oportunidade de conhecer gente nova, construir amizades e compartilhar interesses. Você evita o isolamento e cria laços com a turma.

Prática de esportes

Já que começamos a falar sobre mexer o corpo e manter a saúde, também recomendamos a prática de esportes — sempre com o acompanhamento de profissionais. No meio de tantas modalidades, é possível achar uma que se encaixe perfeitamente ao seu gosto e às suas condições.

Caso prefira algo ao ar livre, reserve uns minutos do seu dia para andar de bicicleta, caminhar ou até correr de leve. Inclusive, essas opções contam com grupos da mesma idade e permitem socializar enquanto você cuida da saúde.

A natação e a hidroginástica também são excelentes, pois melhoram a nossa função respiratória e têm menos impactos por serem na água. Mas ainda há outras possibilidades, como jogar tênis e até praticar musculação. Em todo caso, só comece depois de passar por avaliação médica.

Ioga

Entre as atividades físicas, vale a pena apostar na ioga. Além de trazer benefícios para o corpo, ela ajuda a cuidar da mente e não deixa de ser um tipo de lazer para idosos. Essa modalidade tem se popularizado na terceira idade e é bem famosa entre os mais jovens. Com isso, você conhecerá pessoas de todas as idades.

Nessa prática, a intenção é desenvolver mais flexibilidade para ser capaz de realizar as diversas posições. A prática envolve, ainda, bastante meditação, concentração e relaxamento. Ou seja: é a sua chance de se livrar do estresse e de se distrair no processo.

O melhor é que essa atividade também é uma aliada para reduzir dores musculares e evitar problemas de saúde. De um jeito leve e conectado com o seu interior, o corpo é o grande beneficiado.

Grupos de viagens

A terceira idade é um ótimo período para fazer descobertas e explorar novos lugares. Já que há menos obrigações e mais tempo livre, que tal se juntar a um grupo de viagens? Os destinos são variados, dentro e fora do Brasil.

É possível viajar de ônibus, avião ou mesmo embarcar em um cruzeiro especial, com experiências únicas. Nessas viagens, você terá contato com novas pessoas, localidades e culturas. As visitas aos pontos turísticos também renderão caminhadas agradáveis e estímulos diferentes ao seu cérebro.

Ecoturismo

Complementando o tópico sobre viagens, indicamos agora o ecoturismo. Este envolve mais que apenas viajar para outra cidade, estado ou país: traz uma oportunidade ímpar de contemplar a natureza e suas belezas.

Já há agências, grupos e atividades que têm foco na terceira idade e, portanto, são totalmente seguros. Você poderá se aventurar em caminhadas e trilhas, conhecer cachoeiras e praias, além de admirar a vida selvagem local. Tudo isso oferece uma nova perspectiva para a nossa realidade e, sem dúvida, garante muita diversão e belas lembranças.

Cursos e oficinas

Aprendizado nunca é demais! Então, entre as atividades de lazer para idosos, outra boa pedida é se juntar a cursos e oficinas. Imagine como seria legal iniciar um curso de culinária e confeitaria ou entrar numa oficina de teatro. Você também pode aprender um novo idioma, a tocar um instrumento musical ou a fazer artesanato ou jardinagem.

Com tantas opções, há a chance de explorar muitos interesses e, talvez, até de lançar uma luz sobre um talento seu que estava escondido. Se já tiver alguma noção básica, o curso serve para aprimorar suas habilidades e promover descobertas.

Esses ambientes ainda são perfeitos para aproveitar a diversidade. Você ficará perto de pessoas com gostos semelhantes, mas com opiniões e talentos diferentes. É uma ótima maneira de absorver mais conhecimento e de ter conversas enriquecedoras.

Atividades culturais

Quando se trata de lazer para idosos, não dá para ignorar a importância da cultura, não é mesmo? Por meio dela, você consegue viajar a novos mundos sem nem precisar sair do lugar. São manifestações com alto potencial para estimular a imaginação, despertar emoções e gerar debates.

Se a leitura for a sua paixão, procure entrar em um clube do tipo. A cada período, um título é debatido nos encontros e ainda existe a possibilidade de trocar exemplares e dicas sobre a obra que foi lida.

Também não abra mão de ir a lugares como cinema, teatro e museus da sua cidade. Basta se juntar a grupos ligados a esses assuntos para fazer verdadeiros roteiros culturais — e, quem sabe, até colocar em prática aquelas dicas da oficina de fotografia. Que tal?

As atividades de lazer para idosos unem diversão e cuidado com a saúde de uma forma especial. Na hora de escolher, considere suas condições de saúde, as orientações do médico e, é claro, o que atrai o seu interesse.

Quer ficar sempre por dentro das novidades e dicas para conquistar mais qualidade de vida? Assine nossa newsletter e receba nossas postagens em sua caixa de entrada!

Você também pode gostar

Um comentário em “Lazer para idosos: saiba como ter uma vida ativa e evitar doenças

Deixe um comentário