5 benefícios do nebulizador para crianças

Nebulizador para crianças: veja 5 benefícios - Omron Brasil
6 minutos para ler

A nebulização é um tratamento eficaz para o controle de várias doenças respiratórias, como sinusite, asma e bronquite, entre outras. Além disso, pessoas com alergias como rinite também sentem um alívio dos sintomas com a prática. O uso de nebulizador para crianças que apresentam episódios de tosse, chiado no peito, dificuldades respiratórias ou congestão nasal é indispensável.

O aparelho pode ser utilizado em casa, com soro fisiológico ou medicamentos prescritos pelo médico da criança. Isso evita idas desnecessárias ao atendimento de emergência ou posto de saúde para inalação, o que garante maior conforto e adesão ao tratamento.

Quer conhecer os benefícios da nebulização para as doenças respiratórias infantis? Continue a leitura deste post!

Qual a importância da nebulização?

Um nebulizador é um aparelho que transforma a solução adicionada ao recipiente (soro fisiológico ou soro com adição de medicamento) em uma névoa, que é aspirada por meio de uma máscara específica.

Essa névoa é composta por partículas pequenas, que chegam aos pulmões de forma mais eficiente. No caso de uso de medicamentos (lembrando que sempre devem ser prescritos pelo médico), o grande benefício é que chegam diretamente aos pulmões, ao contrário da ingestão oral, por exemplo, que precisa passar pelo sistema gastrointestinal, depois pela corrente sanguínea.

Já a nebulização feita somente com soro fisiológico ajuda a umidificar e limpar as vias aéreas, amenizando sintomas de algumas doenças como tosse, chiado ou sibilo no peito, congestão nasal, dificuldades respiratórias, entre outros. No caso de crianças pequenas, o tratamento é fundamental, pois elas, muitas vezes, não sabem assoar o nariz ou recusam o uso de sprays nasais.

Assim, com o uso de um aparelho silencioso, a criança pode até fazer a inalação enquanto dorme, aliviando os sintomas e promovendo maior conforto. Um nebulizador pode ser utilizado por qualquer pessoa, até mesmo por bebês pequenos.

Como a nebulização ajuda nas principais doenças respiratórias?

Como explicamos, o uso de nebulizador facilita a administração de medicamentos, além de promover a umidificação das vias aéreas, proporcionando maior bem-estar ao usuário. Saiba como esse tratamento alivia os sintomas das principais doenças respiratórias.

Asma

A asma é uma doença crônica, caracterizada pela dificuldade respiratória. Embora não tenha cura, as crises podem ser mantidas sob controle com a adoção de algumas práticas, como limpeza adequada do ambiente. Seus agentes desencadeadores mais comuns são poeira, fungos, ácaros, mudanças bruscas de temperatura, poluição, fumaça de cigarro e exercícios físicos.

A hidratação das vias respiratórias com o uso do nebulizador garante maior qualidade de vida ao portador da doença. Além disso, o aparelho facilita a administração de medicamentos necessários para o controle das crises.

Sinusite

Os seios da face são cavidades ósseas, que ficam perto do nariz e dos olhos e que contêm uma secreção natural. No entanto, quando ocorre uma infecção, geralmente decorrente de uma gripe ou resfriado, essa mucosa se torna um propícia para o desenvolvimento de bactérias, fungos ou vírus.

O resultado é dor de cabeça, dificuldade para respirar, tosse e febre. Em algumas situações, a sinusite pode se tornar crônica. Para aliviar os sintomas e facilitar a eliminação do muco, a nebulização é fundamental.

Bronquite

A bronquite, de origem viral ou bacteriana, é uma inflamação das vias respiratórias que causa acúmulo de muco e dificulta a respiração. Seus sintomas são tosse com produção de secreção, chiado no peito, falta de ar, coriza e febre.

O uso do nebulizador permite que o muco seja eliminado mais facilmente, aliviando os sintomas e contribuindo para a melhora da doença.

Gripes e resfriados

Crianças com gripe e resfriados tendem a apresentar congestão nasal ou coriza, além de tosse e desconforto para respirar. A nebulização é uma forma de amenizar esses sintomas e evitar que o acúmulo de muco leve ao desenvolvimento de outras doenças, como asma, bronquite ou pneumonia.

Alergias respiratórias

A rinite é uma doença crônica de origem alérgica ou imunológica. Seus sintomas mais comuns são espirros, coceira no nariz, coriza e tosse.

A crise alérgica, normalmente, ocorre quando a pessoa aspira algum agente alérgeno, como poeira, fumaça ou odores fortes de produtos de limpeza ou higiene pessoal. A nebulização é uma forma de manter a umidade e a limpeza das vias respiratórias, evitando o agravamento dos sintomas.

Quais os benefícios do uso de nebulizador para crianças?

Como você percebeu, o nebulizador proporciona maior bem-estar e alívio dos principais sintomas das doenças respiratórias. Confira os 5 principais benefícios.

1. Maior adesão ao tratamento

Há casos em que a criança precisa fazer a nebulização com medicamentos algumas vezes ao dia. Isso gera um desconforto, caso a família necessite ir a um pronto atendimento para fazer o tratamento. Com o aparelho em casa, a adesão é maior, garantindo a recuperação mais rápida.

2. Facilidade de uso

Existem nebulizadores silenciosos, que podem ser usados com o usuário na posição deitada. Isso facilita a administração de medicamentos em crianças pequenas. O manuseio também é bastante simples.

3. Alívio rápido

Seja com a finalidade de administrar remédios, seja para umidificar as vias aéreas, o nebulizador promove um alívio rápido dos sintomas, garantindo maior bem-estar e qualidade de vida à criança.

4. Prevenção

O uso de nebulizador para umidificar as vias aéreas ajuda a prevenir crises de asma ou bronquite, especialmente no tempo seco.

5. Sem efeitos colaterais

A nebulização com soro alivia os sintomas das principais doenças respiratórias, podendo ser feita várias vezes ao dia, sem efeitos colaterais.

Como escolher um nebulizador para crianças?

Ter um nebulizador de qualidade em casa é fundamental, especialmente para quem tem filhos pequenos. Afinal, o uso do aparelho proporciona maior bem-estar e ajuda a amenizar os sintomas das principais doenças respiratórias. Para fazer uma boa escolha, considere:

  • características como a qualidade do material da máscara e o tamanho adequado para uso por crianças;
  • prazo de garantia;
  • taxa de nebulização (quanto maior a taxa, menor o tempo de uso para administração do medicamento ou soro);
  • operação silenciosa;
  • tamanho e peso do equipamento.

Além de escolher o melhor nebulizador para crianças, é importante ter atenção aos procedimentos recomendados para o uso e a limpeza do aparelho. A higienização correta garante o sucesso do tratamento e reduz riscos de reinfecção. Por isso, é essencial entender como funciona um nebulizador e quais os cuidados necessários para sua operação com segurança.

Quer saber mais sobre nebulizadores e inaladores? Entre em nosso site e conheça toda a nossa linha de produtos!

Você também pode gostar

Deixe um comentário