Afinal, qual a diferença entre nebulizador e umidificador?

qual a diferença entre nebulizador e umidificador
6 minutos para ler

O clima seco e com poucas chuvas é considerado o maior inimigo da saúde respiratória. Afinal, ele contribui para a propagação rápida de microrganismos nocivos, como os vírus e as bactérias, e a contaminação das vias aéreas respiratórias, causando resfriados e até mesmo hemorragias no trato nasal.

Existem equipamentos específicos que prometem ser a solução para esse problema. Eles trazem mais umidade ao ambiente e ajudam a aliviar os desconfortáveis sintomas causados pelo clima seco, melhorando a qualidade de vida de todos, principalmente, pessoas que sofrem de bronquite e asma. Por isso, é importante conhecer a diferença entre nebulizador e umidificador.

Diante de tanta opção no mercado, fica difícil escolher o modelo ideal para o seu caso, não é mesmo? Pensando nisso, neste post, vamos explicar as principais características e as diferenças entre o nebulizador e o umidificador. Continue a leitura e saiba qual o aparelho se adéqua ao ambiente e se encaixa melhor nas suas necessidades!

A importância do uso de umidificador de ar

O umidificador de ar é um aparelho acessível e de fácil manuseio. Ele produz uma neblina que fica responsável por aumentar a umidade do ar, de modo a deixar a respiração mais leve e confortável. Assim, ao deixar o ar mais úmido, previne contra algumas doenças respiratórias, como bronquites, sinusites, crises de asma, gripes e resfriados.

Os umidificadores podem ser fabricados com funções simples ou até mais avançadas, como controlar o nível de umidade no ar por meio da tela e até permitir um difusor de perfume. É possível que eles funcionem por até um dia completo sem que haja a necessidade de repor a água.

Confira, a seguir, os principais tipos de umidificadores existentes.

Umidificador de ar impulsor

Esse modelo de umidificador é bem barato e fácil de ser encontrado no mercado. Ele apresenta um disco de rotação que tem a função de fazer o lançamento da água em um difusor, transformando-se em pequenas gotículas que serão arremessadas no ar sob a forma de uma névoa.

É importante limpar esse aparelho sempre que for utilizado para evitar a proliferação de microrganismos prejudiciais no ar, como germes, fungos e bactérias.

Umidificador evaporativo

Esse aparelho utiliza um pavio ou espuma para conseguir fazer a sucção da água da vasilha. Há um pequeno ventilador que fica posicionado na direção do pavio e fica responsável por fazer com que o ar absorva a umidade.

Sendo assim, quanto maior for a quantidade de umidade no ar, menor será a probabilidade de a água do filtro sofrer evaporação. Nesse sentido, trata-se de um aparelho autorregulável, uma vez que o aumento da umidade pressupõe a redução do vapor de água eliminado.

Umidificador ultrassônico

Esse aparelho utiliza os princípios da tecnologia ultrassônica: as moléculas de água são quebradas por meio de um sistema de vibração. Com isso, são formadas partículas pequenas em forma de névoa fria, que são lançadas no ar.

Trata-se de um equipamento bem moderno, que trabalha de modo autônomo, controla o consumo de água e a umidade relativa do ambiente e apresenta a função de desligamento automático.

O uso e a função de nebulizadores

O nebulizador é um aparelho que produz um vapor composto por partículas bem finas (aerossóis), que são inaladas por meio de uma máscara ou boquilha do próprio equipamento. Esse vapor é composto por uma solução ou suspensão aquosa de soro fisiológico ou medicamentos, como corticoides.

Isso significa que o nebulizador tem a capacidade de transformar remédios líquidos em puro vapor. Assim, esse vapor desentope as vias respiratórias e chega ao pulmão, proporcionando alívio em diversos sintomas de tosse, chiado, congestão nasal e dificuldades para respirar, causados por doenças, como a asma, a bronquite, a sinusite e a rinite.

Os principais benefícios do nebulizador são:

  • proporciona alívio imediato da congestão nasal e dificuldades para respirar;
  • garante a administração eficaz de medicamentos, como corticoides, e broncodilatadores, além do soro fisiológico;
  • uso fácil e descomplicado;
  • menos ruídos e facilidade de manuseio;
  • sem efeitos colaterais (diferentemente da ingestão de medicamentos pela via oral);
  • maior eficiência na prevenção de complicações respiratórias;
  • rápida absorção do vapor pelo organismo, o que garante que o remédio chegue facilmente ao trato respiratório.

As diferenças entre umidificadores e nebulizadores 

O umidificador quebra as partículas de água em gotículas bem pequenas, liberando uma névoa fria no ambiente. Desse modo, a saturação da umidade do ar é atingida de modo mais lento. O lado positivo é que esse aparelho apresenta uma boa autonomia e contém um higrômetro acoplado, que garante a autorregulação.

Logo, ele liga e desliga automaticamente, sempre que o nível de umidade estipulado para o ambiente for atingido. Por sua vez, o nebulizador apresenta um funcionamento diferente. O medicamento é adicionado no reservatório que vai comprimir o ar da atmosfera ou o transformar em uma frequência ultrassônica, sob a forma de minúsculas gotículas em vapor, que serão inspiradas pelo usuário.

O nebulizador é um investimento para quem sofre com problemas respiratórios e quem tem bebês e filhos pequenos. Esse aparelho traz mais conforto e alivia os sintomas incômodos causados pelas doenças respiratórias. O umidificador costuma ser mais caro que o nebulizador.

A escolha de um bom nebulizador deve levar em consideração alguns fatores, como a marca do fabricante e o prazo de garantia. Também é importante verificar se o aparelho é silencioso, seu tamanho e peso, qualidade da máscara, facilidade na higienização e taxa de nebulização (a pequena indica um tempo menor para administrar o soro ou medicamento que será transformado em vapor).

O controle dos sintomas causados por doenças respiratórias está diretamente ligado à qualidade de vida. Portanto, entender qual a diferença entre nebulizador e umidificador vai influenciar a escolha do melhor tratamento para o seu caso específico. De qualquer modo, é possível fazer o uso combinado de nebulizadores e umidificadores, de modo a potencializar os resultados e garantir um maior conforto respiratório.

Deseja respirar melhor? Que tal investir em um aparelho de qualidade? Entre em contato com a Omron Brasil e conheça os modelos de nebulizadores e umidificadores disponíveis!

Você também pode gostar

Deixe um comentário