Qual é a diferença entre nebulizador pneumático e ultrassônico?

qual a diferença entre nebulizador pneumático e ultrassônico
6 minutos para ler

Os nebulizadores são aliados importantes no tratamento de doenças respiratórias. Eles podem ser utilizados para administrar medicamentos, estabilizar pacientes em uma crise respiratória grave e na impossibilidade de utilizar outros tratamentos inalatórios.

Nesse texto, explicaremos qual é a diferença entre nebulizador pneumático e ultrassônico, além do de malha vibratória. Assim, você conhecerá as peculiaridades de cada um e quando esses equipamentos devem ser utilizados.

O que é o nebulizador pneumático?

O nebulizador pneumático, também chamado de ar comprimido, foi o primeiro modelo comercializado, sendo por muito tempo o único tipo disponível para utilização. Por ser mais antigo, ele necessita de alguns cuidados durante o seu manuseio, como o fato do paciente ter que ficar com a cabeça erguida, além de fazer barulho enquanto está ligado.

Entretanto, uma vantagem desse tipo de produto é a possibilidade de inalação de diversos tipos de medicamentos, como soro fisiológico e outros remédios que teriam que ser consumidos por outras vias.

Ele é indicado para pacientes que tenham doenças crônicas e necessitam utilizar medicamentos com certa frequência, pois o seu uso permite tal prática. Além disso, o valor costuma ser mais em conta do que outros modelos.

Portanto, é preciso levar em conta a doença presente no paciente para servir como base na compra do aparelho, porque alguns medicamentos só poderão ser usados no nebulizador pneumático ou no modelo de malha vibratória, o qual falaremos posteriormente.

Além disso, é preciso ter em mente que essas medicações precisam ser receitadas por um médico, pois a automedicação traz sérios riscos para a saúde, como a piora do quadro do paciente ou no aparecimento de novas doenças.

Independentemente do modelo escolhido, é preciso analisar a qualidade do produto, bem com as marcas que estão sendo comercializadas. Isso poderá interferir no resultado da inalação, porque uma boa máquina trará melhores resultados.

Também é importante tomar certos cuidados, por exemplo, saber como funciona o nebulizador e como fazer a sua desinfectação antes ou depois do uso do aparelho. Para isso, é necessário mergulhá-lo em uma solução com 1 litro de água filtrada e 2 colheres de sopa de água sanitária.

O que é o nebulizador ultrassônico?

Já o nebulizador ultrassônico é mais moderno, além de não fazer barulho ou ter um ruído mínimo durante a sua utilização. Ele atua “quebrando” as moléculas do medicamento, permitindo que seja feita uma névoa bem fina e que pode ser absorvida com facilidade pelo paciente.

Outra vantagem desse aparelho é a possibilidade de ser utilizado em qualquer posição, não precisando que o paciente fique de um determinado jeito e possibilitando a realização do tratamento com maior conforto e tranquilidade.

Entretanto, é preciso ter conhecimento de que esse nebulizador não permite o manuseamento de medicamentos do tipo corticoide, bastante utilizados para crises de asma. Outros remédios até podem ser colocados, mas perdem a sua eficácia.

Existem alguns tipos de inaladores ultrassônicos à disposição no mercado, cada uma com características próprias e diferentes faixas de preço para você escolher conforme as suas necessidades e poder aquisitivo.

O modelo ultrassônico é indicado para pessoas que usarão o equipamento de maneira menos frequente, apenas na prevenção e no tratamento de problemas pontuais, como doenças respiratórias de inverno — as quais não necessitam da inalação de medicamentos mais específicos.

O que é o nebulizador de malha vibratória?

Considerados os modelos mais modernos e menores de nebulizadores, os produtos de malha vibratória contam com a tecnologia Mesh, tendo uma membrada microperfurada na parte superior do reservatório líquido.

Eles produzem uma frequência menor do que o modelo ultrassônico, porém as moléculas criadas são do tamanho perfeito para serem inaladas com facilidade pelo paciente. Além disso, eles são bastante silenciosos e pequenos, podendo até mesmo serem levados na bolsa.

Apesar de ter melhor eficiência, o nebulizador de malha vibratória é mais caro em relação aos outros modelos, então é preciso fazer um certo investimento para utilizá-lo, além de avaliar se a compra desse produto realmente vale a pena. Outra vantagem é que por eles serem pequenos, também são fáceis de serem limpos e armazenados, sendo ótimos para quem precisa fazer inalações com certa frequência.

Alguns usuários do nebulizador de malha vibratória afirmam que as sessões são mais rápidas do que o modelo ultrassônico, ou seja, em poucos minutos todo o remédio é inalado pelo paciente.

Como escolher o melhor nebulizador?

Além de entender qual é a diferença entre nebulizador pneumático e ultrassônico, bem como o de malha vibratória e as melhores utilidades de cada um, também é importante prestar atenção em outros aspectos antes de fazer a sua compra. Dois fatores que devem ser considerados são o barulho emitido pelo aparelho e o preço.

Principalmente com crianças, comprar um nebulizador muito barulhento pode assustá-las, fazendo com que as sessões demorem mais do que o normal ou não sejam tão efetivas. Ao mesmo tempo, é preciso optar por um produto com valor dentro de suas economias.

Além disso, é fundamental se certificar de que o produto tenha garantia, para você poder realizar a troca, conserto ou pedir pela devolução do dinheiro em caso de problemas com o aparelho comprado.

Falando em conserto, analise se as peças de reposição possam ser encontradas com facilidade na sua região. Assim, o reparo sairá bem mais barato do que se o técnico precisar exportar as peças de outro local.

Outro ponto a ser analisado é a facilidade com o que o nebulizador pode ser manuseado. Como muitos pacientes utilizam o aparelho sozinho, sem a supervisão de um profissional, esse fator é de extrema importância.

Cada nebulizador também conta com um período mínimo de utilização. Por isso, verifique as indicações de uso do aparelho a fim de verificar se ele realmente é indicado para o tratamento prescrito pelo profissional de saúde.

Portanto, mesmo entendendo qual é a diferença entre nebulizador pneumático e ultrassônico e escolhendo um dos modelos, é importante optar por uma empresa confiável e de qualidade para realizar a compra, como a Omron, que oferece produtos de ponta e clinicamente aprovados com o objetivo de promover uma melhor qualidade de vida para a sua família.

Quer conhecer mais sobre os nossos produtos? Então, acesse nosso site e confira!

Você também pode gostar

Deixe um comentário