fbpx

Confira as melhores dicas para respirar melhor e evitar crises respiratórias

respirar melhor
6 minutos para ler

Sendo um processo totalmente natural, a respiração muitas vezes passa despercebida por grande parte da população. No entanto, quem tem consciência e sabe respirar melhor consegue ter mais qualidade de vida.

Para quem sofre de asma, a respiração correta é uma excelente maneira de prevenir as crises, trazendo bem-estar e mais disposição no dia a dia, além de ser um bom método para manter pulmões e demais órgãos em pleno funcionamento, inclusive o cérebro.

Para ajudá-lo a manter o corpo límpido e tranquilo, vamos mostrar neste post dicas imperdíveis para você viver melhor e com saúde. Confira!

Descubra a importância da respiração

A respiração é fundamental para manter o corpo devidamente equilibrado, auxiliando no funcionamento dos pulmões e demais órgãos. Quem respira mal fica ofegante, com riscos iminentes de problemas cardíacos, além de ser um agravante para asmáticos ou portadores de outras doenças respiratórias, como sinusite e bronquite.

Respirar melhor é sinônimo de uma devida troca de gases com o ar atmosférico, mantendo a concentração do oxigênio no sangue. Assim, as reações metabólicas ocorrem naturalmente e na velocidade correta, sem desgastar o organismo.

Dessa maneira, a respiração é um verdadeiro combustível que auxilia na saúde como um todo, principalmente para trazer mais motivação para os afazeres do cotidiano.

As pessoas que respiram corretamente conseguem pensar melhor, tomam decisões mais sensatas e encaram os desafios com serenidade. Ou seja, a respiração é um excelente meio de prevenir inúmeros males, contribuindo com a regulação da temperatura do corpo, com o Ph do sangue e ainda com a liberação de água, sendo de extrema importância para a saúde humana.

Veja os benefícios ao respirar melhor

Respirar é vida. Dessa forma, as pessoas que têm plena consciência sobre o processo de inspirar e expirar conseguem exercitar o diafragma, fazendo com que o músculo fique fortalecido tanto para sugar quanto para eliminar o ar.

Quanto mais saudável estiver o diafragma, melhor fica o processo de respiração. Assim, o ser humano dorme melhor, mantém o sistema imunológico em boas condições, equilibra as funções orgânicas e ainda colhe muitos outros benefícios, tais como:

  • melhora do paladar;
  • relaxamento do organismo;
  • combate de ansiedade e depressão;
  • redução de crises como de asma;
  • estabilização de batimentos cardíacos;
  • melhora do metabolismo, etc.

Agora que você já está bem informado sobre as vantagens de respirar melhor, vamos elencar algumas dicas fundamentais para o seu organismo sempre se manter em boas condições no quesito respiração.

Conheça métodos para respirar melhor

A primeira dica para você respirar melhor é ter a plena consciência sobre o processo existente no interior do organismo, buscando sentir o ar entrando e saindo no movimento de inspirar e expirar.

Assim, treine a respiração diafragmática por meio de exercícios que levem oxigênio até os pulmões. Além disso, existem inúmeros métodos para você manter a respiração correta, como mostraremos a seguir.

Pratique atividades físicas

A prática de atividades físicas é um meio para melhorar a respiração, com comprovações científicas. No entanto, busque sempre a orientação de um médico e de um educador físico, principalmente em exercícios de alto impacto.

Ao movimentar o corpo, ocorre uma melhora na ventilação dos pulmões, desde que o praticante saiba controlar a entrada e a saída de ar, como na caminhada ou corrida. Já no caso da musculação, o certo é expirar na hora do esforço e inspirar no retorno.

Ao respirar corretamente, os músculos ficam fortalecidos, auxiliando tanto na prevenção de doenças respiratórias quanto de possíveis crises no caso de problemas crônicos (incuráveis), como a asma.

Medite

A meditação é um bom meio para você melhorar a respiração. Ao se concentrar dentro de si mesmo, é possível sentir os movimentos do organismo, criando mais consciência corporal. Além disso, a meditação acalma e contribui com o foco nas atividades, trazendo mais serenidade ao dia a dia.

Os exercícios também silenciam a mente, trazendo mais paz e equilíbrio. Entre os vários exercícios, podemos citar o de contagem de 4 tempos. Nele, você inspira e conta 1, 2, 3, 4, expirando na mesma velocidade. Ao se sentir confiante, é possível aumentar o período de retenção do ar.

Faça yoga

Praticar yoga é importantíssimo para um aspecto primordial no auxílio à respiração: a conquista de uma boa postura. Dessa maneira, o diafragma fica relaxado, melhorando o movimento de entrada e saída do ar.

Nos exercícios, é possível oxigenar melhor o sangue, ponto primordial na nutrição das células. Além disso, a atividade é fundamental para auxiliar na respiração abdominal e nasal, fazendo com que ambas se tornem mais suaves.

No yoga é possível ainda aprender várias técnicas de respiração que serão extremamente úteis na prevenção nas crises de asma, rinite, resfriados e sinusites.

Cuide da saúde emocional

A saúde emocional também ajuda a melhorar a respiração. Isso porque o corpo responde negativamente quando está sob influência do estresse, ansiedade ou depressão.

Por isso, a dica é você investir em comportamentos que tragam bem-estar, como na manutenção de boas noites de sono, no contato com pessoas positivas, boas leituras e convívio social. Vale ainda investir no autoconhecimento e também reservar momentos ao lado da natureza.

Reserve um tempo para você

Outra dica é sempre reservar um tempo para respirar adequadamente ao longo do dia. Pode ser na hora de acordar ou minutos antes de dormir. Um bom exemplo é ficar deitado com o peito para cima, mantendo os braços relaxados. Inspire o ar pelo nariz e encha o pulmão, soltando-o pela narina. O exercício aumenta a oxigenação e relaxa o corpo.

Busque orientação profissional

A correta respiração necessita também da ajuda de equipamentos que podem ser indicados por médicos, como inaladores, nebulizadores ou bombinhas.

Nesses casos, nunca esqueça de sempre contar com a orientação profissional, inclusive caso você necessite de algum tipo de medicamento para respirar melhor.

Seguindo as nossas dicas, certamente você vai viver com qualidade, mantendo as crises afastadas e sempre com a certeza de que as boas atitudes trazem excelentes resultados.

E aí, gostou do nosso post? Então aproveite e compartilhe-o em suas redes sociais, levando informação de qualidade aos seus amigos e familiares!

Você também pode gostar

Deixe um comentário